Projeto Vida Saudável

28 de setembro de 2016

Cuidados Necessários Durante a Corrida

correr para emagrecer
Procurar orientação profissional e conhecer as técnicas corretas influenciam nos resultados da atividade
A corrida se tornou um exercício físico muito praticado e procurado por pessoas que querem perder peso e ganhar condicionamento físico. No entanto, existem diversas atitudes que podem facilitar e potencializar a atividade, sem sobrecarregar o corpo. O treinador da Technogym, Pérsio Schiapim, afirma que alguns cuidados são necessários para a prática do exercício.
Segundo o treinador, quatro fatores são essenciais para quem está começando a correr: paciência, persistência, foco e disciplina. É importante tomar cuidado com metas a curto prazo, já que toda atividade cíclica deve progredir com cuidado para não ocasionar em problemas como lesões, baixa resistência ou alguma disfunção metabólica. Além disso, é essencial conciliar a rotina de treinos com a vida pessoal e profissional.
Procurar orientação profissional e seguir um programa de treino que envolva a parte técnica, fortalecimento e alongamento são indispensáveis. Outro ponto importante é estipular metas pessoais de curto, médio e longo prazo. Além de encontrar motivadores para seguir firme na busca dos objetivos. De acordo com Pérsio, qualquer pessoa pode começar a correr, desde que tenha realizado testes de aptidão, exames clínicos e respeite seus limites.
Além disso, existem formas corretas de correr.  "Correr com técnica, permite previnir lesões, controlar o esforço para retardar a fadiga e produzir melhor desempenho na modalidade”, diz Pérsio.
É importante utilizar toda a base dos pés, desde o tornozelo até os dedos. Os tornozelos também devem estar relaxados para uma transferência de peso suave na transição da passada, para minimizar os impactos e diminuir a sobrecarga nos tecidos musculares e articulações.
Os joelhos devem estar elevados, para promover uma melhor transição entre um passo e outro. Os cotovelos e ombros devem estar relaxados, enquanto os cotovelos devem ficar em ângulo de 90 graus, os ombros devem mobilizar as escápulas no ritmo das passadas, para poder realizar um movimento de pêndulo com os braços.


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A musculação também é fundamental para que os iniciantes possam praticar a atividade com menor risco de lesões e ter um melhor desempenho. Os exercícios educativos e corretivos melhoram a técnica, os exercícios de propriocepção protegem as articulações, tendões e ligamentos e os exercícios de mobilidade e estabilidade melhoram a integração do sistema neuromuscular.
Em síntese, é importante ressaltar que existe o princípio da individualidade biológica no trenaimento, no qual cada pessoa possui caracteristicas próprias que influenciam diretamente na resposta aos estímulos. Dessa forma, é essencial realizar testes de aptidão e ter o acompanhamento de um profissional da área para garantir maiores benefícios. 

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14 de setembro de 2016

A Importância do Café da Manhã

cafe da manha para emagrecer

O café da manhã é uma das principais refeições do dia e possui grande importância para a manutenção da saúde. No Brasil, o desjejum é consumido normalmente em casa ou a caminho do trabalho, entre 5h e 10h da manhã, tendendo a ser mais comum entre a população adulta e menos frequente entre as crianças.
Segundo documento sobre o tema, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, pessoas que não possuem o hábito de consumir o café da manhã tendem a ingerir quantidades insuficientes de vitaminas, ácido fólico, cálcio, ferro e outros nutrientes essenciais para o corpo. Isso pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, por exemplo.
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Para o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, Coordenador do Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi - Hospital Infantil Sabará e do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o café da manhã é uma oportunidade de inclusão de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. “Além disso, ele proporciona mais disposição para as atividades ao longo do dia, já que o organismo ficou muito tempo em jejum, durante o sono”, comenta.
Nenhum alimento é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários. Por isso, a variedade é uma importante dica para manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Fique de olho nas dicas dele e não pule o café da manhã!
1 –Troque os carboidratos refinados, como o pão branco e biscoitos, por carboidratos complexos como os produtos integrais. Por sua digestão ser mais lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo.

2 – Proteínas ajudam no controle do peso corporal, estimulando a liberação de hormônios responsáveis pelo aumento da saciedade e também na construção do tecido muscular, que favorece o gasto diário de energia. O café da manhã ainda é uma boa oportunidade para consumir alimentos que tenham cálcio, então, lácteos, queijos, iogurtes ou bebidas à base de soja nesse momento são exemplos de como garantir esse nutrientes.

3- É fundamental completar a refeição com uma fruta, que vai contribuir com vitaminas e minerais, além de ajudar a aumentar a quantidade de fibras consumida!


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4 de agosto de 2016

Receitas para Emagrecer : Patê de Pientão Delicia

como fazer pate

Olá pessoal tudo bem? a receita hoje é de um patê de pimentão delicioso e que pode ser usado por nós que estamos na luta pra baixar o ponteiro da balança e buscando uma vida mais saudável.

Você vai precisar de:
> 1   ovo
> 3 pimentôes vermelhos
> 2 tomates
> 1 colher sopa farinha de trigo
 
> 1/4 xícara café de vinagre

> 1/2 colher de óleo
> 1 pedaço pimenta vermelha ( bem pequeno)
> Alho,cheiro verde,cebola, sal

Ele é fácil de fazer ( por isso eu fiz kk): só bater tudo no liquidificador até ficar numa textura homogênea.Depois é só levar ao fogo até engrossar e daruma cozida nos ingredientes.


como fazer pate


Só issso, viu?Esfriou cologa num recipiente e guarda na geladeira, fica uma delícia, todo mundo que comeu aprovou!

Só uma dica: toma cuidado com a pimenta senão já viu né ? Digo por experiência própria, porqê depois a pessoa aqui foi pesquisar no google ( santo google rs) como tirar o gosto forte da pimenta.Caso aconteça com você também,é simples : só adicionar uma colher de chá de açúcar.

Um ótimo acompanhamento para bolachas e pães no café da manhã ouda tarde, fica aqui a minha dica quem fizer me conta o que achou





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